SOBRE A ASSOCIAÇÃO
Nossa História
Fazenda Furquilha
Estatuto Social
Calendário de Atividades
Visão de Futuro
Localização
Entre em contato
     ASSUNTOS
Cerimônias Ritualísticas
Arte
Bioarquitetura
Cooperação
Mantras e Orações
Meditação
Meio Ambiente
Paisagismo
Palestras, Cursos e Vivências
Pensamentos
Qualidade de Vida
Terapias Alternativas
Yoga
     VARIEDADES
Download Informativos
Boletim Informativo
Colunistas
Galeria de Fotos
Links Úteis
Loja Virtual
Rádio ARN

Receba nosso Boletim informativo por email

Seu Nome

Email

Acesso Associados

Usuario

Senha


Buscar Artigos

  Marilu Martinelli
Valores Humanos Em Todas As Tradições Espirituais

A UNIDADE NA DIVERSIDADE


Certa ocasião Mohandas Gandhi disse: “Não quero minha casa murada por todos os lados, nem minhas janelas fechadas. Quero que as culturas de todos os países soprem para dentro de minha casa com a maior liberdade possível.“

Todas as culturas e religiões apresentam correlações éticas e espirituais e testemunham a perfeita integridade do Plano Superior. Penso que somente quando nosso coração se abrir com amor e reverência para a diversidade racial, cultural e religiosa estaremos realmente vivendo valores humanos. Afinal, valores humanos não são um discurso vazio, é o que somos. Viver valores evidência o esplendor da nossa humanidade, e a coerência entre pensamentos, sentimentos, palavras e ações é a fé posta em prática. O grande interesse pela espiritualidade que hoje se observa justifica a busca da unidade na diversidade das expressões culturais e religiosas de todos os povos. A unidade do conhecimento revelado nos ensina diferentes maneiras de praticar verdades eternas, e ensinam que partindo da condição humana, podemos revelar nossa natureza divina. Eu escolhi nesse artigo alguns pensamentos de mestres das diversas culturas e religiões para exemplificar a beleza da sabedoria dos povos. É fundamental para a construção de um mundo mais justo e harmônico acolher com respeito e amor a diversidade racial, cultural e religiosa. Espero que possamos mergulhar nesse manancial de sabedoria e dele emergir transformados, celebrando a vida como forjadores de transformações.


A SABEDORIA DOS POVOS

“Quando vocês atacam uma determinada religião, na verdade estão agredindo a sua própria religião. O divino é onipresente e não pode ser confinado a um retrato ou estátua num pequeno altar. Pratiquem a religião do Amor. Amor como pensamento é Verdade, amor como ação é Retidão, amor como sentimento é Paz, amor como compreensão é Não Violência.”
Sathya Sai Baba

“Primeiro elimina o engano da tua visão. E depois livra o teu companheiro do erro. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia num alqueire, mas no velador para que ela alumie a todos que se encontram na casa. Assim, brilhe a tua luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”
Jesus Cristo

“Tal como um rochedo não é balançado pelo vento, um sábio não vacila diante de acusações ou elogios.”
Buda

“Da covardia que foge da nova verdade, da preguiça que se contenta com meias-verdades, da arrogância que pensa que sabe toda a verdade, Oh! Deus da Verdade, livrai-nos.”
Prece judaica

“A riqueza não provém da abundância de bens materiais, mas de uma mente tranqüila e de um coração feliz.”
“Deus é tudo e está em todos.”
Maomé

“Busquem sua felicidade na felicidade de todos.”
Zoroastro

“O mero fato de nascer não conduz a grandeza; o cultivo das virtudes é o que nos leva a alcançá-la.”
Mahavirad – Jainismo

“Trate seus semelhantes como gostaria de ser tratado.”
Sikhismo

“O sábio não se preocupa com tesouros materiais. Quanto mais ele dá aos outros, mas tem.”
Taoísmo

“Bendito o que é iluminado pela luz da cortesia e traja a veste da probidade: ele atingiu a sublimidade.”
Bahai Ullah – Bahaismo

“ Eu saúdo o homem de caráter, a mulher de caráter, o velho de caráter e a criança de caráter. Saúdo o povo de caráter.”
Tradição Ioruba – África

“A vida é um encontro sagrado com a Suprema Alegria.”
Xamalú - Xamã Andino

“Toda nova realidade nasce de um sonho.”
Sibupá- Cacique Xavante

“Devemos ser irmãos de todos os seres e de todas as coisas.”
Tradição Sioux - Indígena norte americana

Quero lembrar que, mesmo que tenhamos tido a experiência de tudo o que nos foi ensinado pelos mestres e que foi traduzido pela sabedoria dos povos, é preciso cultivar as sementes da divindade que vibra e pulsa dentro de nós pela prática das virtudes e valores humanos. Perceber e sentir o divino em toda parte, na natureza, nas pessoas e em tudo que fizermos é autorealização. Desse modo conheceremos o poder do agora, e cada momento de nossas vidas será uma manifestação milagrosa da Presença Divina.

Marilu Martinelli

Jornalista. Educadora.Escritora. Professora de Mitologia Universal e Filosofia Oriental Consultora Educacional e Empresaria par Formação de Lideranças em Valores Humanos.

Visite o site: www.marilu.martinelli.nom.br





Associação Rural Natureza © Copyright 2007
Fazenda Furquilha - Bairro Furquilha
Monte Alegre do Sul - SP

By Frequência